Viajar na terceira idade exige cuidado, mas, melhora a saúde

23 jun 2023

A expectativa cada vez maior do brasileiro, de 76,2 anos em 2023 de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem impacto direto num hábito cada vez mais comum na terceira idade: viajar. O grupo de pessoas com mais de 60 anos já representa quase um quarto dos turistas, de acordo com informações da Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV-SP). Afinal, quais os benefícios, os cuidados e as viagens mais procuradas pelos idosos?

“Não há dúvidas de que viajar contribui na melhora da saúde física e mental, além de estimular o intercâmbio cultural e social entre as pessoas”, ressalta Giullia Braile, consultora de viagens da TS Brasil, especializada em turismo religioso. Especialistas na área da saúde apontam ainda que o hábito de viajar pode ser visto como um tipo de “medicina preventiva”. Isso significa que mudar de ares, conhecer novas pessoas, experimentar uma gastronomia diferente e aproveitar o destino ajuda a combater males que afligem muitos idosos, desde a solidão até a depressão.

Um estudo divulgado pela Health Net observa que as pessoas que viajam com frequência, a lazer, têm 21% menos possibilidade de morrer por qualquer causa e 32% menos chance de morrer de doenças cardíacas. Mas, não é só isso. Viajar aumenta a atividade cerebral, contribui para a memória, eleva a autoestima, torna a pessoa mais inteligente ao proporcionar aprendizado de novos idiomas, culturas e hábitos, ajuda no bem-estar físico e psicológico, reduz probabilidade de doenças psicossomáticas associadas à rotina doméstica, potencializa a autoconfiança e melhor até o sistema endócrino ao produzir endorfina e serotonina, hormônio responsáveis pela sensação de prazer e felicidade.

“As pessoas com mais de 60 anos, normalmente, aposentadas, buscam atividades que lhes dão prazer. Então, programa de duas a três viagens por ano e querem conhecer lugares novos e diferentes. Muitas vezes, realizar um sonho antigo. Engana-se quem pensa que a terceira idade viaja apenas para termas e destinos tranquilos. Boa parte dos destinos é repleta de agito e animação”, explica Giullia. De acordo com a consultora da TS Brasil, uma das características desse público é programar as viagens com antecedência, planejar e preparar tudo antes de embarcar.

Essa realidade também leva em conta questões de saúde. “Nossos grupos sempre têm o seguro-saúde, que garante assistência médica em caso de emergências, independentemente da idade do passageiro”, diz Giullia. Afinal, a terceira idade normalmente vem junto com recomendações médicas, prescrição de remédios, dietas alimentares específicas. “Planejar a viagem significa fazer as consultas e exames necessários com antecedência, pegar as receitas e garantir os medicamentos para não faltarem durante a viagem.”

Giullia explica que todos os grupos organizados pela TS Brasil têm guia credenciado e preparado para atender esse público. “As pessoas com mais de 50 e 60 anos são a grande maioria dos nossos passageiros. Então, já somos especialistas em preparar viagens pensando nas características e limitações dessa fase da vida. Quando montamos um roteiro, levamos em conta todas as questões pertinentes a essa idade”, ressalta a consultora de viagem.

Para aprimorar e aprofundar ainda mais o conhecimento desse público é que a TS Brasil participará do Festival SouGeros, o primeiro sobre longevidade no Paraná, que irá discutir um novo olhar para o envelhecimento. Realizado nos dias 7 e 8 de julho, na PUCPR campus Londrina, o evento terá especialistas de diversas áreas, da saúde ao empreendedorismo, para palestras e painéis que irão discutir diferentes assuntos. Também serão realizadas diversas oficinas desde questões ligadas à saúde, como primeiros socorros, memória e cognição, até assuntos de tecnologia, como redes sociais e prevenção de golpes.

No evento, a TS Brasil estará com um estande mostrando os grupos e roteiros programados, além de tirar dúvidas sobre as viagens para o público dessa idade. A inscrição para o Festival SouGeros é solidária, de 1kg de alimento não perecível, e pode ser feita pelo site (www.sougeros.com.br) ou no ponto físico do festival, nas óticas Visolux, em três endereços: Av. Ayrton Senna da Silva, 677, loja 4, R. Senador Souza Naves, 422 e R. Senador Souza Naves, 364.