Um Natal Franciscano por Padre Dirceu dos Reis

05 dez 2025

Natal é epifania: a manifestação de Deus e da sua grande luz num menino que nasceu para nós. Nascido no estábulo de Belém, não nos palácios do rei. Em 1223, quando Francisco de Assis celebrou em Greccio o Natal com um boi, um jumento e uma manjedoura cheia de feno, tornou-se visível uma nova dimensão do mistério do Natal.

Francisco de Assis designou o Natal como “a festa das festas” e celebrou-a com “solicitude inefável”. São Francisco ainda percebeu que quem deseja entrar no lugar do nascimento de Jesus deve inclinar-se. Parece que nisto se encerra uma verdade mais profunda, acessível neste natal: se quisermos encontrar Deus manifestado como menino, então devemos “descer”.

Devemos depor as nossas falsas certezas, a nossa soberba intelectual, que nos impede de perceber a proximidade de Deus. Devemos seguir o caminho interior de São Francisco: o caminho rumo àquela extrema simplicidade exterior e interior que torna o coração capaz de ver. Devemos inclinar-nos, caminhar espiritualmente por assim dizer a pé, para podermos entrar pelo portal da fé e encontrar o Deus que é diverso dos nossos preconceitos e das nossas opiniões: o Deus que Se esconde na humildade dum menino que acaba de nascer.

Que neste Natal o Espírito Santo nos dê a capacidade de ultrapassar os nossos limites, o nosso mundo e, ao nos inclinar na oração, conseguirmos encontrá-Lo, sobretudo no momento da Santa Eucaristia, quando Se coloca nas nossas mãos e no nosso coração.

A todos, um Feliz Natal!

Pe. Dirceu Júnior dos Reis