TS Brasil: 32 anos de evangelização através do turismo religioso

24 nov 2023

Uma verdadeira missão. É assim que o casal Rita e Caco Braile enxergam a trajetória da TS Brasil, empresa pioneira no turismo religioso e a primeira a realizar uma peregrinação para a Terra Santa a partir de Londrina. Aos 32 anos, foram muitas as viagens realizadas e as pessoas evangelizadas através do turismo. Mais de três décadas depois do embarque do primeiro
grupo, a TS Brasil segue organizando roteiros que aliam a segurança e o conforto aos peregrinos às mais incríveis experiências de fé e devoção.

“A TS Brasil começou através do chamado de um sacerdote, que nos pediu para organizar uma peregrinação a partir de Londrina, algo que não tinha. Foi uma oportunidade que Deus nos deu para correspondermos a essa verdadeira vocação de evangelização através do turismo”, afirma Caco Braile. O primeiro grupo com 18 peregrinos, incluindo o casal Rita e Caco, embarcou no dia 24 de setembro de 1991. No total, viajaram um passageiro do Rio de Janeiro, três de Porto Alegre e o restante de Londrina.

Ao olhar para trás, percebe-se que este chamado veio acompanhado de uma grande aventura, já que, naquela época, os recursos eram limitados e a tecnologia também. Afinal, não havia internet, celular nem fax. “Temos no nosso coração e em nossa vida que esse trabalho de peregrinações foi um chamado de evangelização através das viagens. É muito lindo enxergar e lembrar tantos sacerdotes que passaram pela nossa história, que nos animaram, uma confirmação desse chamado”, afirma Rita Braile.

Em 1991, a primeira peregrinação da Terra Santa Brasil passou por cidades de Israel, Portugal e Espanha. Além dos principais pontos turísticos em Jerusalém e Belém, por exemplo, o grupo passou por Acre, uma das cidades mais antigas do mundo, situada na região da Galileia, também um local de visitação e peregrinação. “Foi algo espetacular, indescritível”, lembra Caco. Desde então, a TS Brasil já soma 1.236 viagens concretizadas com 8.236 peregrinos das mais variadas idades, de Londrina e cidades vizinhas, do Norte do Paraná e de outros estados brasileiros.

Quando a peregrinação terminou, Rita e Caco perceberam que a missão estava só começando. “Aí não paramos mais. Continuamos com esse nosso desafio, fomos seguindo em frente”, afirma Rita. De acordo com ela, foi somente depois da primeira peregrinação que o casal passou a estruturar a agência de viagens, especializada em turismo religioso. Nesse sentido, alugaram uma sala como escritório, implementaram a formação como princípio fundamental ofertada aos viajantes e desenvolveram a parceria com os sacerdotes, que se transformaram em verdadeiros guias espirituais de cada peregrinação.

Rita e Caco já tinham uma caminhada dentro da Igreja Católica. Agora, no entanto, essa trajetória seria profissional. Caco era coordenador do Conselho Arquidiocesano de Leigos, ao lado do então Arcebispo deLondrina, o já falecido cardeal Geraldo Majella Agnelo; era coordenadorlocal da Renovação Carismática Católica (RCC); e ambos atuavam com afinco na Pastoral Familiar. “Nós nos lançamos com tudo a partir da primeira experiência, realizando um trabalho profissional, juntando a fé com os negócios. Transformamos nossa profissão numa maneira de evangelizar. Evangelizamos através do turismo”, avalia Caco.